Aquele em que eu visito uma mina…

     Acho que já falei que estou viajando. Saí de Balneário Camboriú rumo a São Miguel do Oeste na quinta-feira dia 18, com alguns desvios de percurso. Paramos em Chapecó na quinta e na sexta fomos visitar Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul.

                                                                                      “O município de Ametista do Sul teve sua origem na década de 1940 por ser uma região de difícil acesso, dada à superfície de seu território totalmente irregular, e na época ter toda essa superfície coberta por uma mata muito fechada e quase instransponível. Serviu para vários criminosos e fugitivos se refugiarem, e aos poucos foram aparecendo os trilhos no meio desta densa floresta, trilhos esses que ligariam a vários outros povoados, como Iraí, Planalto, Barril (antiga denominação de Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito” (wikipédia)

     Ametista do Sul ficou conhecida pelo minério. E nesse vídeo, eu visito uma mina ativa e uma em preservação no Ametista Parque Museu. Vou falar que é sensacional ver o trabalho deles na mina ativa. Ver as pedras que eu vi fora, pra vender e etc, antes de serem retiradas, ainda sendo escavadas (?).

     Mas o mais fascinante eu não pude fotografar. A igreja Paróquia São Gabriel com suas paredes incrustadas com 40 toneladas de pedra ametista. É a primeira igreja assim. Então eu não tenho fotos nem filmagens, mas vou colocar aqui embaixo o site, aí vocês podem ver fotos lá. Eu nunca vi nada igual.

     O vídeo tem algumas falas do guia explicando a mina. Espero que gostem e se tiverem a oportunidade e estiverem por perto, visitem a cidade. É um passeio turístico bem curto, mas vale a pena.

Site Paróquia São Gabriel: http://www.igrejaametistadosul.com.br/

Site Ametista Parque museu: http://www.ametistaparque.com.br/

É isso aí. Aquele abraço!

Inspira, respira, não pira e conte até 71

Dia (?)

Leave a Reply

